Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

XVI Jogos Pan-Americanos | Guadalajara

Organização

Escolha da cidade-sede

Guadalajara

Localização de Guadalajara no México.

A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) homologou Guadalajara para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011 por unanimidade no dia 2 de junho de 2006, durante a 44a Assembleia Geral da organização, realizada em Buenos Aires, Argentina. Guadalajara acabou perdendo os Jogos Pan-Americanos de 2003, para Santo Domingo, na República Dominicana.[San Antonio, no estado norte-americano do Texas, que se candidatou para os Jogos de 2007 não quis se candidatar para os Jogos de 2011.


Infra-estrutura e orçamento

Inspirando-se nos Jogos Pan-Americanos de 2003 de Santo Domingo, a cidade de Guadalajara está usando os Jogos como uma forma eficaz de construir infra-estruturas desportivas, segundo Ivar Sisniega, diretor de relações internacionais e de esportes do COPAG.[6] Os Jogos impulsionaram a construção de novos hotéis, a renovação da área central da cidade e a construção de um segundo terminal no aeroporto da cidade. Horácio de la Vega, diretor de marketing do COPAG, também cita os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 como inspiração. Segundo ele, "Barcelona não era Barcelona antes dos Jogos Olímpicos. Num sentido mais modesto, estamos fazendo o mesmo em Guadalajara". O orçamento do evento esteve estimado em cerca de US$ 200 milhões para a infra-estrutura esportiva. O orçamento total esteve estimado em aproximadamente US$ 250 milhões. Parte do financiamento beneficiou a população em geral, através da melhoria de ruas e do transporte público.[7] No entanto, conforme os Jogos se aproximavam, foi revelado que os custos de construção dos centros desportivos e dos alojamentos dos atletas mais do que triplicaram, atingindo a ordem de US$ 750 milhões.[8]

Os Jogos de 2011 arrecadaram mais de US$ 50 milhões através da venda dos direitos de transmissão do evento em televisão, quantia maior daquela arrecadada pelos Jogos anteriores no Rio de Janeiro. O COPAG espera arrecadar cerca de US$ 70 milhões ao final dos Jogos. O comitê organizador também espera vender cerca de um milhão de ingressos, que foram disponibilizados ao público no dia 13 de maio de 2011.[2]

Marketing e patrocínio

Apresentação de Guadalajara durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

As ações de marketing de Guadalajara começaram ainda em 2007, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro,durante a cerimônia da passagem. Em seguida, os governos de Jalisco e de Guadalajara deram início a uma campanha de larga escala, através da instalação de outdoors fazendo referências aos Jogos. As duas maiores redes de televisão do México, Televisa e TV Azteca, assinaram contrato para transmitir os Jogos e começaram a fazer referências aos mesmos em sua programação diária.[2] Como forma de ajudar a promover o evento, atletas mexicanos famosos, tais como o mergulhador Fernando Platas e a golfista Lorena Ochoa foram nomeados embaixadores dos Jogos.[9] Além disso, após assinar um contrato com a Sky México, o COPAG anunciou um acordo de marketing entre as duas partes. A operadora de televisão por assinatura começou a divulgar os Jogos em todos os países em que opera, criando também um canal especialmente para divulgar o evento.[10] O período dos Jogos foi marcado para outubro,por causa das férias escolares no país,para que assim as crianças estivessem liberadas das aulas para assistirem os eventos.[11]

Há quatro empresas patrocinando oficialmente os Jogos Pan-Americanos de 2011:um banco Scotiabank, a fabricante de carros Nissan e duas empresas de Carlos Salinas,a Telcel e a Telmex. Alguns dos centros esportivos receberam o nome dos patrocinadores, como o Centro Aquático Scotiabank, o Estádio de Ginástica Nissan, o Complexo de Tênis Telcel e o Estádio de Atletismo Telmex.A Children International=, uma organização humanitária dedicada à assistência de mais de 14.000 crianças pobres no México e mais de 212.000 em toda a América Latina é o principal benfeitor oficial dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, há outros patrocinadores dos Jogos, intitulados de "segundo nível" e de "terceiro nível" pelo COPAG,[2] tais quais a Technogym e outras empresas, responsáveis por alimentação, equipamentos desportivos, segurança e logística do evento.

[editar] Mascotes

Os mascotes dos Jogos Pan-Americanos de 2011: Gavo, Leo e Huichi, da esquerda para a direita.

Os mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (uma corsa), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010.[12] Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.[13]

Os mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara:

* Gavo — O agave-azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.

Ficha de Gavo - Mascote dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011

O que é: uma planta agave-azul

O que representa: a região do estado de Jalisco - região famosa pela produção de tequila. A

agave-azul é uma espécie de planta do género agave. Esta planta é importante tanto no

contexto social quanto econômico do estado mexicano de Jalisco porque ela é o ingrediente

principal na produção da tequila.

Personalidade: Gavo gosta de passear de bicicleta, principalmente nas montanhas, além disso a

planta gosta de atletismo, canoagem, futebol e preocupa-se com o meio-ambiente.

* Huichi — A corsa lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.

Ficha de Huichi - Mascote dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011

O que é: um cervo

O que representa: a região sul do estado de Jalisco. A mascote é uma alusão à identidade

feminina e às tradições dos huichóis - grupo étnico indígena do México que habita os estados

de Nayarit e Jalisco.

Personalidade: Huichi pratica dança folclórica, ginástica artística, hipismo e taekwondo.

Ela adora literatura e a igualdade entre homens e mulheres em qualquer desporto.

* Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.

Ficha de Leo - Mascote dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011

O que é: um leão

O que representa: a força do povo de Guadalajara. O leão está presente no brasão de armas da

cidade de Guadalajara. Portanto, a mascote é uma homenagem à cidade-sede do Pan-Americano de

2011.

Personalidade: Leo é voluntário dos Jogos Panamericanos, coleciona medalhas de ouro e tem

vocação em ajudar as pessoas com necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário