Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Brasileiro falha no desempate e deixa medalha escapar no tiro rápido

Fonte: TERRA
EMANUEL COLOMBARI
Direto de Guadalajara (México)

O brasileiro Emerson Duarte ficou com o quarto lugar na final do tiro esportivo, categoria pistola de tiro rápido (25 m), dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Apesar de ter feito a segunda melhor marca na classificação, Emerson acabou perdendo a chance de conquistar a medalha de bronze ao ser derrotado no shootoff (desempate) pelo venezuelano Franco di Mauro, terceiro. O ouro ficou com o americano Emil Ivanov Milev.

Principal favorito ao ouro após liderar as séries de classificação, Milev somou 24 pontos na final, contra 23 do cubano Juan Francisco Perez. Franco di Mauro fez 19, contra 17 de Emerson Duarte. Julio Molina, de El Salvador, e Douglas Gomez, da Venezuela, completaram os seis primeiros colocados, respectivamente com oito e sete pontos na decisão ¿ para a qual nenhum dos atletas pôde levar a pontuação da primeira fase.

O resultado, porém, foi o melhor de Emerson em Jogos Pan-Americanos, uma vez que ele havia sido quinto colocado no Rio de Janeiro em 2007. Emil Ivanov Milev, por sua vez, conquista mais um bom resultado em competições nas Américas ¿ ele havia sido vice-campeão olímpico da prova na Olimpíada de Atlanta, em 1996, quando ainda competia pela Bulgária.

Na primeira rodada da final, com quatro séries de cinco tiros para cada atletas, Emerson somou 12 pontos e ficou com a segunda colocação, atrás apenas de Perez (13). Molina e Gomez, com sete pontos cada, decidiram a última colocação com o primeiro shootoof, na qual o salvadorenho levou a melhor: fez três pontos na primeira sequência e repetiu o desempenho na segunda, enquanto Gomez fez respectivamente três e um.

Na segunda rodada, com uma série de cinco tiros para cada, Milev reagiu e comprovou o favoritismo, acertando suas cinco tentativas e indo para 15 pontos, empatando na vice-liderança com Di Mauro ¿ Perez, também com cinco, foi a 18. Emerson acertou apenas um e ficou com 13, mas se manteve graças ao desempenho ruim de Molina, que deu adeus com oito pontos (apenas um na rodada).

Para a terceira rodada, Milev, Emerson e Dimauro fizeram quatro cada, indo respectivamente para 19, 17 e 19 pontos ¿ Perez, zerado, seguiu com 18. Seria o adeus do brasileiro, mas uma penalização para o venezuelano por posição incorreta fez com que ambos ficassem com 17 pontos. Apesar da "segunda chance", Emerson caiu no shootoff: acertou apenas um tiro no alvo, contra quatro de Dimauro ¿ que novamente foi punido e avançou com dois pontos.

Com os três medalhistas definidos, Dimauro acabou perdendo força: acertou apenas dois tiros e, com 19, foi bronze. Milev, com 21 (fez quatro e iria a 24, mas perdeu dois pontos por penalização), e Perez, com 22, foram à finalíssima. Na decisão do ouro, Milev acertou três tiros e foi a 24, animando a torcida pelo cubano. Porém, Perez só acertou um e foi prata, permitindo a virada do vice-campeão olímpico em Atlanta 96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário